Em 27 de abril aconteceu o primeiro encontro de networking de um movimento para mulheres empreendedoras, com objetivo de se conectarem e apoiarem, o chamado Chama Pra Negócio. A proposta de comunidade veio se desenhando ao longo do segundo semestre de 2022, através de encontros quinzenais como o Conexão Feminina Clube de Negócios, formado por três amigas que se juntaram para compartilhar suas dificuldades e validar o que está se pensando para desenvolvimento de projetos, ideias e empreendimentos.
Depois de seis meses, a partir do compromisso dos encontros e inspirado no resultado do clube, nasceu o Chama Pra Negócio, uma comunidade que surge para permitir e dar espaço para conversa e reflexão sobre assuntos do universo empreendedor feminino. A proposta inicial é reunir mulheres que se conectam com as mesmas ideias e formar um grupo para se conhecerem e participarem das dinâmicas para networking, com partilha de conhecimento de temas que são em nossa comunicação usada para facilitar o contato entre as mulheres participantes e promoção de experiências que resolvam gargalos de negócios da comunidade.
Em julho, em nosso terceiro encontro, Carla Lima, da Ellos.Cont, junto com sua filha, Rebecca Lima, empresária do SPA Urbano, facilitaram a conversa do evento mensal contando suas experiências com vendas, posicionamento e atendimento de excelência ao cliente. Esse é um exemplo real de como a proposta desse movimento vem se consolidando como comunidade. Além dessa partilha, que tira as empreendedoras da sua zona de conforto, a comunidade promove oportunidades de apresentação de competências e, consequentemente, vendas seguras entre as participantes.
A ellos.cont, através de sua representante, Carla Lima, é uma das empresas de serviço que já conseguiu esclarecer muitas dúvidas e dificuldades sobre formalização de negócios, através da sua consultoria, dentro do Chama Pra Negócio. Além de contribuir sempre no grupo, através de dicas, ofertas de benefícios, ajuda com esclarecimentos de dúvidas. A empresa, através de Carla, é um dos exemplos de pertencimento e intenção dessa proposta de negócio de comunidade, com um exemplo real de quem se conectou, partilhou e vendeu suas competências.
Silvinha Matos